Pesquisa

sexta-feira, 19 de março de 2010

NINJUTSU

Shiken Haramitsu Daikoumyo


Calma, calma... pra quem não conhece esse é um mantra budista de antes do século 8, que significa a grosso modo "que o nosso próximo ato nos traga iluminação" e é a frase usada para começar todos os treinos de ninjutsu, pelo menos os da Bujinkan.


Em novembro passado eu decidi deixar o sedentarismo e começar a praticar algum exercício, comecei a pesquisar Dojôs de Karatê, pois já havia praticado na infância, porém, encontrei um de Ninjutsu e resolvi fazer uma aula experimental, foi amor ao primeiro treino, não conseguir deixar de treinar desde então, esse post vai falar dessa minha nova paixão, o Ninjutsu.



A palavra Ninjutsu significa “Arte da Perseverança”, e visa primordialmente a sobrevivência, haja vista que o mesmo tem origem em um tempo Muito Violento.

Ele é nascido na época do Japão feudal, onde o Japão tinha seu solo constantemente manchado de sangue pelas constantes guerras, nessa época nasceram varias artes marciais como por exemplo o karatê, ju-jutsu e o koppojutsu.


A origem do ninjutsu começa no Tibet, monges desta região espalharam-se por vários lugares na ásia, um deles a China, onde os monges lá residentes, os chamados Shao-lin, dedicaram-se ao terrorismo, espionagem e resistência durante a invasão Manchú no fim da dinastia Ming início da dinastia Chin (Manchú).


Durante a dinastia Chin os templos foram destruídos e os monges se refugiaram em outros países, disseminando seu conhecimento, o país que melhor aproveitou isso foi possivelmente o Japão, tendo influencias destes monges em quase todos suas artes marciais.


O ninjutsu foi uma destas artes marciais, monges residentes nas montanhas das regiões de Iga e Noda tiveram contatos com Ronins (samurais sem senhores) e Samurais que se refugiaram nestas montanhas e lá constituíram família, desta mescla cultural nasceu o ninjutsu. A historia completa pode ser lida no site http://www.bujinkan.com.br/historia.htm.


Os ninjas tiveram grande importância para o Japão, pois realizavam trabalhos de espionagem. Hoje em dia não existem mais ninjas profissionais, o último deles Takamatsu Toshitsugu, passou seus conhecimentos para Masaaki Hatsumi, que criou a Bujinkan Budo Taijutsu, o único dojô de ninjutsu do Japão reconhecido pelo governo Japonês.


Se você tem mais ou menos minha idade (25 anos) talvez você se lembre de Hatsumi Sensei, ele dirigiu, produziu e atuou no Tokusatsu “Jiraiya, O Incrível Ninja” ele fazia o papel de Tetsuzan Yamashi, o mestre do Jiraiya.



O Ninjutsu da Bujinkan possui 9 escolas, cada uma com sua especialidade e sua importância, são elas:


- Togakure Ryû Ninpo Taijutsu

- Gyokko Ryû Kosshijutsu

- Kukishinden Ryû Happo Hikenjutsu

- Shinden fudo Ryû Dakentaijutsu

- Koto Ryû Koppojutsu

- Gikan Ryû Koppojutsu

- Takagi Yoshin Ryû Jutaijutsu

- Kumogakure Ryû Ninjutsu

- Yokushin Ryû Ninjutsu


Um vez meu sensei disse que existe uma 10ª escola, essa seria a junção de todas as outras, mesmo que você, por alguma dificuldade física, por exemplo, não possa realizar alguma técnica de qualquer das escolas, você anda poderá praticar a 10ª escola, que seria a Bujinkan em última análise.



O ninjutsu é uma arte marcial versátil, adaptativa e efetiva, sendo muito útil como defesa pessoal, a Bujinkan, por tradição, ensina o ninjutsu tradicional e sua aplicabilidade para os dias atuais, ele é uma arte marcial envolvente, divertida e apaixonante.


Um abraço a todos que praticam no Sakura Dojô (Academia Squash), principalmente o Diego que está sempre por aqui e para o José Renato Sensei que dispõe seu tempo para ensinar lá.


Itekimasu.


FONTES:

http://www.ninjabh.com.br/node/21;

http://www.bujinkan.com.br/historia.htm;

http://www.ninjabrasil.com.br;

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/184298/.

6 comentários:

  1. uhuuuuull... \o/.. kra fiko massa o post... e vlw pelo abraço.. ioaehiouae.. esse blogvai lonje... gostei do do sorriso tmb.. axei q vc explico td em poucas palavras lahh =D..... abraçao kra... ate o//
    by:Digo

    ResponderExcluir
  2. Adoraria aprender, mas por aqui onde moro não tem. =/

    ResponderExcluir