“Shiken Haramitsu Daikoumyo”
Calma, calma... pra quem não conhece esse é um mantra budista de antes do século 8, que significa a grosso modo "que o nosso próximo ato nos traga iluminação" e é a frase usada para começar todos os treinos de ninjutsu, pelo menos os da Bujinkan.
Em novembro passado eu decidi deixar o sedentarismo e começar a praticar algum exercício, comecei a pesquisar Dojôs de Karatê, pois já havia praticado na infância, porém, encontrei um de Ninjutsu e resolvi fazer uma aula experimental, foi amor ao primeiro treino, não conseguir deixar de treinar desde então, esse post vai falar dessa minha nova paixão, o Ninjutsu.
A palavra Ninjutsu significa “Arte da Perseverança”, e visa primordialmente a sobrevivência, haja vista que o mesmo tem origem em um tempo Muito Violento.
Ele é nascido na época do Japão feudal, onde o Japão tinha seu solo constantemente manchado de sangue pelas constantes guerras, nessa época nasceram varias artes marciais como por exemplo o karatê, ju-jutsu e o koppojutsu.
A origem do ninjutsu começa no Tibet, monges desta região espalharam-se por vários lugares na ásia, um deles a China, onde os monges lá residentes, os chamados Shao-lin, dedicaram-se ao terrorismo, espionagem e resistência durante a invasão Manchú no fim da dinastia Ming início da dinastia Chin (Manchú).
Durante a dinastia Chin os templos foram destruídos e os monges se refugiaram em outros países, disseminando seu conhecimento, o país que melhor aproveitou isso foi possivelmente o Japão, tendo influencias destes monges em quase todos suas artes marciais.
O ninjutsu foi uma destas artes marciais, monges residentes nas montanhas das regiões de Iga e Noda tiveram contatos com Ronins (samurais sem senhores) e Samurais que se refugiaram nestas montanhas e lá constituíram família, desta mescla cultural nasceu o ninjutsu. A historia completa pode ser lida no site http://www.bujinkan.com.br/historia.htm.
Os ninjas tiveram grande importância para o Japão, pois realizavam trabalhos de espionagem. Hoje em dia não existem mais ninjas profissionais, o último deles Takamatsu Toshitsugu, passou seus conhecimentos para Masaaki Hatsumi, que criou a Bujinkan Budo Taijutsu, o único dojô de ninjutsu do Japão reconhecido pelo governo Japonês.
Se você tem mais ou menos minha idade (25 anos) talvez você se lembre de Hatsumi Sensei, ele dirigiu, produziu e atuou no Tokusatsu “Jiraiya, O Incrível Ninja” ele fazia o papel de Tetsuzan Yamashi, o mestre do Jiraiya.
O Ninjutsu da Bujinkan possui 9 escolas, cada uma com sua especialidade e sua importância, são elas:
- Togakure Ryû Ninpo Taijutsu
- Gyokko Ryû Kosshijutsu
- Kukishinden Ryû Happo Hikenjutsu
- Shinden fudo Ryû Dakentaijutsu
- Koto Ryû Koppojutsu
- Gikan Ryû Koppojutsu
- Takagi Yoshin Ryû Jutaijutsu
- Kumogakure Ryû Ninjutsu
- Yokushin Ryû Ninjutsu
Um vez meu sensei disse que existe uma 10ª escola, essa seria a junção de todas as outras, mesmo que você, por alguma dificuldade física, por exemplo, não possa realizar alguma técnica de qualquer das escolas, você anda poderá praticar a 10ª escola, que seria a Bujinkan em última análise.
O ninjutsu é uma arte marcial versátil, adaptativa e efetiva, sendo muito útil como defesa pessoal, a Bujinkan, por tradição, ensina o ninjutsu tradicional e sua aplicabilidade para os dias atuais, ele é uma arte marcial envolvente, divertida e apaixonante.
Um abraço a todos que praticam no Sakura Dojô (Academia Squash), principalmente o Diego que está sempre por aqui e para o José Renato Sensei que dispõe seu tempo para ensinar lá.
Itekimasu.
FONTES:
http://www.ninjabh.com.br/node/21;
http://www.bujinkan.com.br/historia.htm;
Suke!^^
ResponderExcluir^^v
ResponderExcluiruhuuuuull... \o/.. kra fiko massa o post... e vlw pelo abraço.. ioaehiouae.. esse blogvai lonje... gostei do do sorriso tmb.. axei q vc explico td em poucas palavras lahh =D..... abraçao kra... ate o//
ResponderExcluirby:Digo
q bom que gosto brother ^^v
ResponderExcluirabç
t++
Curti o post !
ResponderExcluirAdoraria aprender, mas por aqui onde moro não tem. =/
ResponderExcluir