Pesquisa

quarta-feira, 7 de abril de 2010

DISCUTINDO O "SALTO"

Ei pessoal, hoje vamos ter o primeiro post cientifico do blog!


Sempre que encontro com o Turinho, temos a mesma discussão, existe ou não o “salto”, na evolução das espécies, ele como defensor ferrenho da corrente majoritária da Biologia é a favor e eu como todo bom chato contestador, não consigo acreditar, então ele deu a idéia de postar no meu blog o assunto e aqui está meu 2º post em conjunto sobre TEORIA DO SALTO.


Este post vai funcionar da seguinte maneira, cada um de nós escreveu um texto defendendo seu ponto de vista, o turinho mostrando evidencias e exemplificando através de um modelo teórico plausível, e eu usando o raciocínio lógico, quanto a vocês cabe dar a opinião nos comentários, iniciando-se assim uma discussão sobre o assunto, espero que gostem.

__

TURINHO


O que? Saltar? Evolução???


Antes de tudo, observem a foto abaixo.


LINK 1 :

http://j.imagehost.org/0693/Mosca_da_fruta_1.jpg


Não é de hoje que Dentinho se pergunta sobre Evolução. Foram muitos diálogos interessantes que resultaram em discussões curiosas. Mas tem algo que foi difícil de se elucidar: a teoria do saltacionismo no sentido evolutivo. Para tanto um exemplo para nos fazer pensar.

Saltar, no que diz respeito ao processo evolutivo, compreende mudanças bruscas e repentinas de uma geração para outra. Dessa forma, podemos dizer que é comparável a uma chinesa dar a luz a um garoto com 31 dedos, não acham?


LINK 2 :

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1542315-5603,00-CIRURGIA+RETIRA+DEDOS+ADICIONAIS+DE+CHINES+DE+ANOS+VEJA+FOTOS.html


Observe que tal mudança foi resultado de uma mutação em um determinado gene. A princípio, é complicado afirmar que se trata de uma doença ou anomalia, pois precisamos lembrar que mutação nunca deve remeter a algo ruim, afinal há mutações benéficas. Portanto, espero que todos entendam que mutação é ALEATORIA, pode ocorrer em qualquer lugar do genoma cujo resultado poderá ser “testado”.


O caso do chinês é interessante. Se a Medicina não corrigisse o fenótipo do gene mutado (31 dedos), essa mudança poderia ser ‘testada’ ou não, dependeria da circunstancia. Imaginemos que ter muitos dedos nos pés favorece a uma melhor estabilidade no hábito de vida “viver em árvores”. O que iria acontecer com aquela única criança com 31 dedos? Provavelmente as chances dela sobreviver será maior do que a dos outros. Isso aumentaria a chances dele deixar mais filhos que os demais. Dessa forma, mais indivíduos terão 31 dedos (caso a característica seja herdável) e provavelmente se perpetuariam. Esse fato poderia levar a eliminação dos normais caso “viver em arvores” continue sendo a melhor estratégia de sobrevivência de todos.


A essa força seletiva se da o nome de Seleção Natural (SN). Observe que ela é uma força circunstancial que tem uma direção. SN não é ALEATORIO! Ela é direcionada para aqueles que deixam mais descendentes. Caso a mutação de ter 31 dedos não fornecesse nenhum tipo de vantagem, ela provavelmente se perderia ao longo tempo, pois ter ou não muitos dedos é equivalente no que diz respeito a números de descendentes. Nesse caso, pode-se dizer que SN não está atuando diante dessa circunstância. Agora se um novo hábito de vida aparecer (nadar/pescar...), ter 31 dedos pode começar a ser mais vantajoso (deve ser mais facil nadar com mais dedos né? xD) e dessa forma o ciclo se repete...


Está vendo como teoricamente não é difícil saltacionismo ocorrer? Infelizmente, na prática, encontrar registros desses eventos que é difícil, principalmente na escala geológica do tempo. Se o registro fóssil indicar saltacionismo, isso significa que ele ocorreu OU as formas intermediárias daquela forma não fossilizaram? Por isso existe discussão. No entanto, as evidencias apontam que Gradualismo (mudanças pouco a pouco) é mais freqüente que Saltacionismo. Isso não significa que saltar não ocorre.


Para abalar ainda mais sobre gradualismo X saltacionismo, uma nova área de estudo conhecida como “Evo-Devo” (Evolução e Desenvolvimento) traz, além de evidencias, formas de experimentação.

Lembra da primeira foto? Olhe essa:


LINK 3:

http://j.imagehost.org/0243/Mosca_da_fruta_2.jpg


Para muitos que olharam o LINK 1 e não lembram, mosca-de-fruta possuem antenas bem pequenas (Link 2). Para os mais astutos, sim... Aquilo são pernas, isso mesmo, PERNAS de mosca-de-fruta “brotando” do rosto! Apesar disso, esse fato pode ser explicado através da descoberta de um grupo de genes (Hox) na qual se pode demonstrar o efeito drástico que mutações podem gerar.


De modo geral, genes HOX determinam características dos segmentos do corpo. Eles determinam onde pernas e olhos se desenvolvem, por exemplo. No caso do link 1, o aparecimento de pernas foi resultado de uma mutação num dos genes Hox (Antennapedia). Imagine se uma mutação nos deixe com 4 braços? Que salto!


LINK 4:

http://j.imagehost.org/0043/Mosca_da_fruta_3.jpg


Pois é, de modo análogo, isso já foi demonstrado nas mesmas moscas (2 segmentos toraxicos!). Imagine então como anda a discussão saltacionismo X gradualismo. Deixo claro, não é questão de se acreditar... é simplesmente reunir evidencias e discutir.


PS: http://newsinfo.iu.edu/pub/libs/images/usr/2817_h.jpg


Isso mesmo… olhos nas pernas... e foi uma “mutação” induzida em laboratório! Evo-devo promete!

__

DENTINHO


Saltacionismo... que me perdoe boa parte do meio cientifico, mas não consigo acreditar no mesmo.


Não que eu não acredite em evolução, acredito no que tange a pequenas evoluções para adaptação do meio, as próprias Ilhas Galapagos, local que inspirou Darwin a desenvolver sua teoria, tem provas incontestáveis dessa evolução.


Um bom exemplo são as tartarugas gigantes, que em cada ilha do arquipélago possuem uma adaptação diferente, entretanto, elas ainda são tartarugas, e não um ser que não existia outrora.


Mutações genéticas, que possuam alguma função pratica, são muito raras, se não inexistentes, eu particularmente não conheço nenhum caso concreto, e mesmo que ela venha a acontecer, este individuo ainda esbarra com um problema complicado, ele precisa transferir o gene, e se por ventura este gene não for dominante, ainda é necessário que no futuro 2 descendentes do mesmo, que possuam este gene, gerem filhos que precisão encontrar pessoas com o mesmo gene e assim sucessivamente.


Se já não fosse difícil o suficiente existe um ponto que deve ser lembrado... para passar o gene adiante, este individuo tem que se relacionar sexualmente e MUITO provavelmente não passaria pela seleção sexual.


Ora, já é extremamente complicado para um deficiente, que é um humano, conseguir um parceiro sexual, haja vista que a sociedade tende a exclui-lo, esse fato acontece tanto no meio humano quanto animal, por preconceito ou pela seleção natural, imagine para um ser que tenha “saltado” ele dificilmente conseguira um parceiro, e caso consiga, ainda terá que passar pelo que foi dito acima, tornando improvável a existência do salto.


Ressalta-se que eu considero IMPROVÁVEL e não IMPOSSÍVEL, porém, ao meu ver, a probabilidade é irrisória tendo em vista tudo que aqui foi dito.


Quanto ao graduanismo, não tenho criticas, acho possível, desde que sem mutações gritantes, que cairia em todo contesto acima.

__

E assim termina mais um post conjunto, obrigado Turinho pela participação, dêem suas opiniões sobre assunto, cientifica ou não ela é importante.


Beijo Grande pra Leidiana que reapareceu, tava com saudades e pra Ilane, ela sabe o motivo!

7 comentários:

  1. Sou totalmente a favor de uma ideia evulocionista, nada surge do nada e se modifica do nada, isso n pode entrar em um assunto como religiao, creio que nosso grande problema de entendimento do caso é nossa relação com o tempo. Tudo é uma questão evolutiva, nos tempo um pouco de receio de mudar, por isso quase não evoluimos por completo.

    ResponderExcluir
  2. rapaiz comentei hj com o PM lah do MP... sobre evolução pessoal, achu q voh faze um post sobre isso koke dia^^

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser leiga no assunto, mediante os dois textos, não nego que se possa ocorrer um salto numa geração. É evidente. O fato de ter ocorrido um salto não significa que este será selecionado, e na maior parte das vezes talvez isso não ocorra mesmo.
    Entretanto NÃO considero validos alguns argumentos apresentados. O primeiro relacionado com a escolha de um parceiro sexual, por exemplo, na nossa especie essa escolha é mediada essencialmente por influência social (não desconsiderando a biológica), mas essencialmente é social. Mas esse potencial social que nos permite dominar uma liguagem simbolica, representativa,não é evidenciado em outras especies. Esse fator diferencial faz com que a escolha de um parceiro sexual em outras especies seja essencialmente biológico. Portanto, a presença de um fenotipo "estranho" nem sempre atrapalha o cruzamento das especies. E, até mesmo na nossa especie, a ocorrencia de um salto pode não apresentar em mudanças fenotipicas que interfiram nas nossas relações sociais.
    Outro ponto em que discordo é sobre a impossibilidade estatistica apresentada. A maioria dos nossos fenotipos é determinado por conjunto de genes, e não somente um. Um gene pode ser dominante para um conjunto e para outro não. Isso não impossibilita que ele seja transmitido de uma geração para outra. Ou seja, não se precisa de um parceiro com a mesma constituição genética para que o gene seja passado e se manifeste fenotipicamente em uma prole posterior.

    ResponderExcluir
  4. concordo q nos humanos a escolha eh feita por "influencia social", entretanto, na natureza o "diferente" não eh muito bem recebido, pelo menos no que tange aos animais mais complexos, os que não são "normais" são excluidos do grupo dicultando SIM a possibilidade de reprodução, veja bem, não impossibilitando, mas dificultando.

    quanto a estatistica, os humanos hoje transmitem facilmente os genes recessivos, por que temos facilidade de encontrar parceiros com esses genes, entretanto, um novo gene, necessita de começar a difundir o gene e não vai encontra-lo no meio, somente os descendentes de seus descendetes vai chegara a juntar, é na pratica uma situação muito complicada, pois serão poucos portadores do gene, e o encontro será complicado, lembre-se q estamos falando no caso de genes recessivos, eh possivel q eles sejam latentes e não esteriotipados, logo achar um parceiro com o gene será loteria.

    bem é minha opinião^^

    ResponderExcluir
  5. Thiii, fiquei tão feliz de você ter me mencionado.... também estou com muita saudade!!
    Um beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
  6. VIVA OS X MEN ^_^
    hahahahaha, tinha que ter uma piadinha no meio desse post pra ficar mais divertido pra quem acha o tema chato. Adorei os dois comentários e eu não sei bem no que acredito. Um dia, talvez eu estude isso mais profundamente. Mas que a idéia do salto é bem legal, ah é. Não daqueles montes de dedos porque convenhamos é bem feio, né? Ou a mulher com 5 mamilos, a outra com 3 seios, uns caras com 2 bilaus... Ergh.
    A evolução deu uma senhora melhorada no visual humano, pra que estragar tudo agora? Se a idéia do salto for mesmo real, que venha urgente, e que seja dentro da cuca do ser humano, porque ultimamente venho achando que nossa espécie não é tão racional quanto dizem. Ex: os homens que dizem que traição é instinto. Os relacionamentos estão falhando, o amor familiar se evaporando e as pessoas estão crescendo sem valores. Não precisa nem dizer o que isso tem feito com o mundo, né? Afinal, não podemos desconsiderar, nesse papo, a evolução mental e comportamental. De que adianta crescer e multiplicar, se a nova geração não tem nenhum valor moral. Já tá na hora de passarmos por uma evolução mental, não concordam? E o salto, URGENTE, nessa hora seria muito bem vindo, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Hehehe, bom gente... só pra salientar.... eu não sou defensor ferrenho do Salto. Mas que evidencias de Evo-Devo demonstram que seria posível isso é bem legal!

    Tem gente que gosta da idéia e tem outras que não... o que devemos fazer é argumentar e buscar evidencias!

    Arturo!

    ResponderExcluir